União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná

Undime-PR entra na luta contra o mosquito da Dengue

Undime-PR entra na luta contra o mosquito da Dengue

O verão é a estação do ano em que mais chove no Brasil. Com o aumento das precipitações de água, cresce também o risco da proliferação de doenças como a Dengue.  A Undime-PR conclama as secretarias municipais de educação a entrar na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, sete óbitos já foram registrados este ano, por Dengue, no Paraná. O número de casos confirmados soma 14.697.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante aos alunos o direito de aprender a cuidar da própria saúde (física e emocional) e de tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. O Programa Saúde na Escola, instituído pelo decreto nº 6.286/07, também assegura a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

“O nosso pedido é que as secretarias municipais de educação reforcem, neste período, as atividades de conscientização da comunidade escolar sobre os perigos da Dengue. Os alunos são importantes aliados na multiplicação do conhecimento junto a seus pais e familiares,” afirmou a presidente da Undime-PR e dirigente municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) disponibiliza diversos materiais e informações sobre a prevenção, os mitos e os sintomas doença através do site: http://www.dengue.pr.gov.br/.